quarta-feira, 2 de julho de 2014

hello goodbye

Mudar radicalmente de vida é algo bem difícil. Não vem com um manual de instruções, tudo o que se tem que fazer é viver o momento e tenta passar por aquela situação o mais sabiamente possível. Pois bem, meus caros, eu mudei radicalmente de vida há exatamente 8 dias, e tou aqui pra contar pra vocês como tá sendo tudo isso e quais minhas expectativas pro futuro.

Há alguns meses, me candidatei a uma vaga pelo programa Ciência Sem Fronteiras na De Montfort University, localizada em Leicester, Inglaterra. Em abril descobri que o pessoal daqui gostou do meu currículo e recebi uma oferta para estudar. Aceitei a oferta, arrumei minhas malas e aqui estou eu, na terra do Big Ben, da rainha Elizabeth e é claro, dos Beatles (daí o nome do blog)!!

Bem, cheguei em Londres na quarta, dia 25, e fui direto conhecer as belezas da cidade. Minha gente, Londres é gigante, tudo tem história! Então se tiver afim de conhecer, acorda cedo, dorme tarde e corre pra dar tempo de ver tudo! Fui na estação de metrô, comprei um Oyster Card (nome do cartão de vale transporte de lá), carreguei o suficiente pra 3 dias e peguei pela primeira vez o famoso ônibus vermelho de 2 andares: partiu Big Ben! Desci num ponto de ônibus na ponte de Westminster, sobre o rio Tâmisa. A vista é impagável:


CHOREEEEI LARGADO

A London Eye e o Big Ben são bem pertinho um do outro, só separados pelo rio. Do lado do Big Ben fica o parlamento, e pertinho o do parlamento fica a Abadia de Westminster (isso mesmo, o local onde a princesa Diana casou e foi velada!!!). Eram 11h da noite e fava todo mundo morto, então fomos comer num Mc Donalds em frente a essa paisagem. Chorei demais nessa hora. Como assim meu povo, a gente em Londres comendo big mac em frente ao Big Ben!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mó lindão (ps: o Rio Tâmisa não cheira tão bem, talvez por causa das centenas de anos sem saneamento em Londres, mas com o tempo acostuma e você volta a amar ele de novo).

No dia seguinte acordamos cedo e fomos na Oxford Street à pedido das meninas do grupo: a Rua Grande de Londres, onde todo mundo vai pra comprar e satisfazer o consumismo (só pra constar: fui numa loja apple e fui atendida por um vendedor que nunca viu uma escova de dente na vida e que aparentemente não sabe o significado da expressão "slow down", porque ele falava cerca de 779 palavras por segundo. Numa segunda visita, aprendi que isso é um costume da lojas apple daqui, e todos os vendedores falam rápido apesar de você deixar bem claro de que não faz a mínima ideia do que eles estão tentando dizer). Saindo da Oxford St, era hora de voltar ao Big Ben, desta vez de dia, e tirar aquela boa e velha selfie, disputando a calçada com cerca de 9 bilhões de turistas tão embasbacados quanto euzinha. O Big Ben é lindo demais, minha gente.

PAS-SA-DA

Não tínhamos muito tempo, mas queríamos muito dar um passeio na roda gigante e fazer um mini tour no rio. Pagamos nada baratos 29 pounds (mais de 100 dilmas) e embarcamos na que foi, na minha opinião, a melhor experiência em Londres: o passeio de barco pelo Rio Tâmisa (essa é a hora em que você se acostuma com o cheiro do rio e já tá achando ele a coisa mais linda deste mundo). O barco faz um tour gigante pelo rio, enquanto o guia vai contando a história de cada pedacinho das construções à beira do rio. Cada coisa tem uma história mesmo, cada ponte, cada pedra, cada buraquinho. As explicações nos levam a uma Londres marcada por guerras e 2 incêndios enormes, porém, nos mostram também uma Londres que levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, se reerguendo ainda mais bonita após cada tentativa de destruição. Infelizmente o tempo passa muito rápido e quando acaba a vontade é de se jogar no rio e não sair dali nunca mais.

É NOIS NESSE CRUZEIROOOO
(saca o parlamento grudadinho no Big Ben, minha gente)


Depois partiu passear na London Eye, uma roda gigante que dá pra ver a cidade inteeeeira. Recomendo ir nela depois do passeio de barco, porque assim dá pra identificar os pontos que o guia falou. Como é enorme e vai girando bem lentamente, a volta completa demora cerca de 30min, então dá pra curtir bastante sem náuseas (mas não olha pra baixo).

EU, O BÊ, A LA, A LI, A FER, A RÊ E A BELA
(lindíssimos mddc)

Dia seguinte: último dia em Londres porque de tarde tem a ida pra Leicester, a cidade onde to morando. Pulamos da cama e fomos ver a troca da guarda no Palácio de Buckhingam, que também dá pra ir andando do Big Ben. Fizemos confusão e acabamos vendo só uma parte da troca da guarda. O espetáculo principal fava correndo em outro lugar, e quando nos demos conta já era tarde, mas pelo pelos pudemos atravessar um parque lindíssimo (igualzinho no Brasil). Mas Londres é logo ali, depois a gente volta e aí sim, vamos ver tudo e vai ter fotos e mais fotos.
OS CARA FICA LÁ PARADÃO

Já era meio dia e nossa viagem pra Leicester era às 14h. Saímos correndo pra comer alguma coisa e partiu Leicester. Pra Londres, não um tchau, mas um até logo, porque ainda tem muita coisa pra conhecer e muito dinheiro pra gastar nesta cidade nada barata, mas muito linda, sem dúvida o melhor lugar que estive até hoje. Ainda é inacreditável pensar que tou realmente aqui. You say goodbye, and I say hello. No próximo post, as primeiras impressões sobre Leicester, minha nova casa. Vlw flw

Nota: as pessoas de Londres são muito legais e prestativas, com destaque ao cara que pesquisou no celular onde era o Banco do Brasil pra gente, que fava perdido.

Nota 2: aqui na Inglaterra as pessoas não comem direito, e não dão o mínimo valor pra almoço. Alguém já te disse que aqui tem a pior comida do mundo, essa pessoa não estava mentindo. A comida é ruim porque eles não dão a mínima pra cozinhar e comer. Sofri pra caramba tendo que almoçar sanduíche frio, salada ou Mc Donalds, até que no 3o dia o corpo não aguentou e eu passei mal de verdade (mas já tou bem, mãe e pai!!). Se tem alguém querendo vir pra cá, é bom preparar o estômago além do bolso ): flwss



Nenhum comentário:

Postar um comentário