terça-feira, 8 de julho de 2014

a hard day's night

Fala meu povo! Tudo bem, tudo allright, tudo belezinha? Com certeza sim, né, tá tendo copa, tá tendo feriado, sombra e água fresca. Mas aqui na Inglaterra o bicho tá pegando, deixa eu falar pra vocês o por quê:

Bem, como já falei pra vocês, tou aqui pelo programa Ciências sem Fronteiras, estudando na De Montfort University. Até aí tudo beleza. Mas pra vir pra cá, a gente teve que fazer uma prova comprovando que sabemos inglês, e esse comprovante (no caso, a nota que tirarmos no teste) serve tanto pra universidade quando pra galera da imigração liberar seu visto. Tem-se uma nota de corte, e se você tira um pouco abaixo dela você vem, mas antes de estudar sua graduação tem que fazer um cursinho básico de inglês, de pode ser de 3 ou 6 meses. Foi o meu caso. Acabei dormindo no ponto e por 1 ponto não atingi a nota de corte, e por isso precisei vir aqui e passar 3 meses fazendo um curso chamado Pre-Sessional English Sessions (PSE). Se eu to triste porque minha nota foi baixa? Tou, é claro! Porque ela não foi mais baixa senhorrr, assim eu poderia passar mais tempo aqui!!


UM DOS PRÉDIOS DA DE MONTFORT UNIVERSITY
SÃO TODOS ASSIM, PODRES DE LINDOS


Brincadeirinhas à parte, o PSE é um curso de inglês bem mais puxado que os normais. Não sei ao certo, mas cerca de 50 estudantes brasileiros chegaram comigo pra fazer esse curso. Junto com a gente, chegou um navio com cerca de 789 bilhões de chineses (gente, sério, é muito chinês) pra fazer o cursinho também. Então a administração da universidade divide a gente em vários grupos pra assistir às aulas, com cerca de 5 brasileiros e 15 chineses em cada sala. A gente é separado dos amigos, o que é ruim mas na teoria era pra fazer bem, porque desta forma poderíamos praticar nosso inglês com os novos colegas chineses, o que não acontece, porque os chineses não entendem absolutamente nada de inglês. Nadinha winnie? N A D I N H A. Mas de alguma forma eles vão sair todos formados daqui.

O PSE acontece de segunda à sexta, das 10 às 12 e das 13h às 15h. Pausa de apenas uma hora pro almoço porque como eu já disse pra vocês, os ingleses não estão nem aí pra almoço, então eles só sentam e tomam um chá ou comem um sanduíche frio. Pros brasileiros essa pausa é um horror, porque além de comer arroz e feijão a gente gosta de conversar e se puder dormir depois do almoço, mas não tem problema, a gente dorme na sala de aula (mãe e pai, brincadeirinha :D). 



HUGH ASTON BUILDING, ONDE ACONTECE A MAIORIA DAS AULAS DO PSE
 (as minhas não são aí, são num prédio bem escondidinho)


Os dias estão passando extremamente rápido porque além das aulas a gente tem que se organizar e comprar tudo pra casa: fazer supermercado (pra parar de comer na rua, que custa muitíssimo caro)  e comprar de panela à pano de chão. Ainda tem as burocracias: se matricular na universidade, se cadastrar no SUS daqui, se cadastrar na polícia, assina isso, assina aquilo, vai aqui, vai ali e morre de cansaço no final. Leicester, é uma cidade bem pequena, então a gente faz tudo andando, mas minha acomodação (que se chama Filbert Village) é a mais longe do centro da cidade e do campus, então nesses 11 dias que estou aqui já andei o equivalente à distância do Maranhão à São Paulo.  Pra aliviar, comprei uma bicicleta pra ir às aulas porque eu também sou filha de Deus.

Pra completar o cansaço, demorei muito tempo pra desapegar do fuso horário do Brasil. O fuso aqui é o 0, horário de Greenwitch, e ainda tá tendo horário de verão, por isso a diferença é de 4 horas a mais. Mas não é de um dia pro outro que a gente chega aqui e decide acordar e dormir 4 horas a menos, o relógio biológico dá uma bugada de leve e a gente vira zumbi, dormindo super tarde e tendo que acordar muito cedo. Além disso, quando a gente vai dormir aqui ainda é cerca de 17-20h no Brasil, aí a gente fica querendo conversar com a família até altas horas.



ALÉM DE QUERER VIVER NO FUSO HORÁRIO DO BRASIL,
O DIA DURA MUITO MAIS E SÓ ANOITECE ÀS 22H,
AÍ A GENTE FICA ACHANDO QUE É DIA
 E FICA BATENDO PERNA ATÉ ALTAS HORAS DA NOITE.
RESULTADO: CANSADA.


Pra resolver todos esses problemas e aliviar o cansaço, nada como uma boa noite de sono. No final de semana dormi até tarde e finalmente me adaptei. As burocracias finalmente parecem ter acabado e a casa está devidamente equipada com comida e utensílios domésticos. Os dias finalmente estão rendendo mais, tou tendo tempo até pra respirar e escrever este bendito blog que estava jogado às traças, vejam só. Vou-me indo que daqui a pouco tem jogo do Brasil e a gente tem que mostrar nosso valor. Vlws flws

PS: apesar de não entenderem nada de inglês, os chineses são muito amigáveis e adoram os brasileiros (as meninas adoram mesmo os brasileiros), são ótimos colegas de classe e adoram estar na Inglaterra, porque lá na China eles são bem presos, tadinhos.

PS2: esse foi um post bem cansativo, me desculpem, mas não percam o próximo, sobre Leicester. Ainda não tive tempo de turistar, então relaxa aí. absos e vai Brasil!!!!!!!!!111

Um comentário:

  1. KKKKK as brasileiras gostam mesmo dos brasileiros. Tive vontade de rir nessa parte. E tem como não querer pernar em um lugar que só anoitece ás 22:00? deve ser fantástico, obra prima de Deus!!! bjs

    ResponderExcluir